25 anos de Douro coletivo

25 anos de Douro coletivo

Somos Lavradores, com vinhas próprias e ideias de um Douro que se faz a muitas mãos.

Nasceu connosco uma nova forma de estar na região: confiantes em vez de descrentes, alegres no lugar de tristes, unidos em vez de isolados, partilhando em vez de competir. Desde o início, acreditamos que juntos poderíamos fazer o que sozinhos seria impensável.

Partilhamos uvas, adega, conhecimento, e acima de tudo, visão. Cultivamos o tempo, o cuidado e o valor justo de quem trabalha a terra. Cada garrafa que criamos carrega mais do que vinho: traz o carácter das nossas quintas, o saber dos nossos lavradores, e a identidade de um Douro plural e mais justo, onde tradição e inovação caminham lado a lado.

Somos um coletivo que acredita no futuro do campo. Na continuidade das famílias, na vitalidade das aldeias, na sustentabilidade das vinhas. Trabalhamos pela preservação do Douro. E brindamos ao que ele pode ser.

Lavradores de Feitoria. Vinhos com origem partilhada. Um DOURO COLETIVO.

Conheça as pessoas e as histórias que nos trouxeram até aqui:

25 anos de Douro coletivo

Jorge Dias Criador da Empresa 1º Presidente da Assembleia Geral (2000 - 2002)

Lavradores de Feitoria

Esteve na génese do projeto, com a ideia visionária de unir lavradores durienses em torno de uma visão comum, reunindo o necessário investimento e compromisso dos 15 lavradores fundadores, criando as bases da equipa original. 

O seu profundo e vasto conhecimento do Douro, resultante da sua origem Duriense e vasta e diversificada atividade profissional e institucional, tornou possível a construção de uma visão e ambição que se materializou e perdura na Lavradores de Feitoria.

António Barreto Presidente da Assembleia Geral (2002 - 2020)

Lavradores de Feitoria

Com o seu carisma e capacidade de persuasão, conseguiu manter unidos os lavradores em períodos absolutamente críticos para a empresa, sobretudo nos primeiros anos do projeto. Foi a sua intervenção que fez nascer a primeira marca com uvas de todos os produtores – 3  Bagos.

Filho do Douro, é um profundo conhecedor da região, da sua história e das suas gentes, é autor de vasta bibliografia, dedicada a investigação de temas que vão da emigração, evolução da sociedade portuguesa, justiça e regionalização, e retrato da região do Entre Douro e Minho.

Dirk Niepoort Administrador (2000 - Presente)

Lavradores de Feitoria

O seu profundo conhecimento da realidade duriense, a sua visão para um Douro mais solidário (assente em compromisso e união entre viticultura, enologia e comércio), e a sua vontade em aderir ao projeto real de cooperação entre lavradores trouxe-o ao projeto. Foi determinante no desenvolvimento de diversas parcerias comerciais e no reconhecimento dos Lavradores de Feitoria como produtor de vinho de grande qualidade.

Teresa Albuquerque Produtora Acionista Presidente do Conselho de Administração (2024 - Presente)

Lavradores de Feitoria

Entrou para a Administração em 2022 e foi eleita Presidente do Conselho de Administração em 2024. É Diretora Delegada da Fundação Casa de Mateus, referência incontornável pelo seu papel relevante na valorização cultural, patrimonial e educativa da região do Douro Património Mundial. A Casa de Mateus é um dos principais acionistas da empresa desde a sua fundação, e fornece uvas para alguns dos seus vinhos mais emblemáticos como o inovador Sauvignon Blanc.

Inês Albuquerque Produtora Acionista Administradora (2024 - Presente)

Lavradores de Feitoria

Foi uma das principais dinamizadoras da vertente comercial da Lavradores de Feitoria em Portugal, nos primeiros anos da sua atividade da empresa. O seu regresso à empresa dá-se em 2024, ano em que assume um cargo de administradora. É uma das principais acionistas da empresa, fornecendo uvas para vinhos emblemáticos como o Quinta da Costa das Aguaneiras.

José Lacerda Produtor Acionista Fundador Administrador (2024 - Presente)

Lavradores de Feitoria

Com longo historial familiar na produção de uvas e de vinho no Douro, é um dos lavradores fundadores. Com o seu entusiasmo, espírito do coletivo e crença no papel da empresa na região, é um grande dinamizador e uma referência para os restantes lavradores.

Paulo Ruão Diretor de Enologia (2005 – Presente) Administrador (2006 - Presente)

Lavradores de Feitoria

É o mentor e criador dos vinhos da Lavradores de Feitoria. Contando com uma rica experiência que lhe veio do tempo que passou em Bordéus, e um profundo conhecedor da realidade do Douro nas suas várias envolventes e dimensões é o criador de uma linha de vinhos que privilegiam a frescura, elegância e o equilíbrio, mas sempre com o cunho do carácter único e vincado da região do Douro, uma das regiões clássicas do mundo do vinho.