UM DOURO COLETIVO
Em 2000, 15 lavradores durienses uniram-se num projeto coletivo singular, partindo da diversidade, da associação e da colaboração para fazer melhores vinhos, juntos. Partilhando uma visão comum e com o desígnio de fazer vinhos de qualidade, estes produtores escolheram o risco de criar a sua própria empresa e, em simultâneo, assumir o destino das suas vinhas e uvas.
Procuramos valorizar quem trabalha a terra, para garantir a sustentabilidade das vinhas e o futuro da região do Douro - património mundial da UNESCO – preservando ao mesmo tempo a nossa identidade e o modo de vida singular.
Das vinhas espalhadas pelas 3 sub-regiões do Douro, a diferentes altitudes e exposição solar, chegam as uvas que recebemos na nossa adega em Sabrosa, inaugurada em 2021. Aqui produzimos os nossos vinhos que privilegiam a frescura, elegância e o equilíbrio, mas sempre com o cunho do carácter único e vincado da região do Douro, uma das regiões clássicas do mundo do vinho.
HISTÓRIA DO NOME
Marquês de Pombal, fundador da Região Demarcada do Douro, seleccionava os melhores vinhos desta região, destinando-os aos apreciadores mais exigentes do país e do resto do mundo. Eram os chamados “vinhos de feitoria” e ganharam merecido respeito pela sua extrema qualidade.
Na viragem do século, lavradores do Douro uniram-se para realizar um sonho tão simples quão ambicioso: juntar “Lavradores” para fazer vinhos “de Feitoria”. Assim nasceu a Lavradores de Feitoria, que reúne diferentes saberes e experiências, ancestrais e contemporâneos, desde a viticultura à comercialização.
VISÃO
Ser um colectivo de lavradores que é reconhecido no mundo do vinho, que acredita no futuro do Douro - Património Mundial e que inspira atuais e novas gerações. Um modelo de colaboração que preserva a identidade e a cultura vitivinícola, inova, combate a desertificação e prova que é possível fazer melhor — juntos.
MISSÃO
Criar vinhos e experiências que expressem o carácter, a diversidade e riqueza do Douro, a partir de um modelo de partilha, onde lavradores, vinhas, ideias, saberes e visão se unem num compromisso de sustentabilidade, identidade e justa valorização do trabalho agrícola e da região.
VALORES
PARTILHA | desde a nossa origem partilhamos uvas, saberes, adega, modelo de gestão e produção, riscos e resultados, assente no espírito solidário e descentralizado. Acreditamos que juntos, podemos fazer o que sozinhos seria impensável.
IDENTIDADE | cada vinho carrega o carácter das vinhas, das pessoas e do Douro. Produzimos vinhos com origem, autenticidade e expressão regional.
COMPROMISSO | com a terra, com os lavradores, com a sustentabilidade e com o futuro da região do Douro, reflectindo a nossa intenção de justiça, de continuidade e impacto positivo e duradouro.
PRODUTORES
-
E.I- Empreendimentos e Investimentos Agrícolas do Douro SA
Quinta da Assolveira
-
F. Albuquerque e Filhos, Sociedade Agrícola, S.A.
Quinta do Barreiro, Quinta da Costa das Aguaneiras, Casa de Mateus
-
Francisco Monteiro
Quinta da Costa do Vale
-
Fundação da Casa de Mateus
Casa de Mateus
-
Herdeiros de António Martins
Quinta do Cotorinho
-
Herdeiros de Aprígio Carvalho Matias
Quinta da Meruge
-
Jerónimo Campos do Espírito Santo
Quinta Nossa Senhora da Boa Morte
-
João Casimiro Coelho
Quinta da Veiga, Quinta de Tralhariz, Quinta do Capelão
-
José António Meireles
Quinta da Mata de Baixo
-
José Lacerda
Quinta da Estrada
-
José Taveira
Quinta do Terreiro
-
Lavradores de Feitoria - Vinhos de Quinta, SA
Quinta do Medronheiro
-
Manuel Marnoco e Sousa
Quinta de Valbom de Cima, Quinta do Carvalhal
-
Rui Magalhães
Quinta da Paradeita
-
Sociedade Agrícola do Pinhão, SA.
Quinta de Pias, Quinta da Farela
ADMINISTRAÇÃO
-
Teresa Albuquerque
Presidente do Conselho de Administração
-
Dirk Niepoort
Vogal do Conselho de Administração
-
Filipe Caetano
Administrador Executivo
-
Inês Albuquerque
Vogal do Conselho de Administração
-
Paulo Ruão
Administrador Executivo
-
José Meireles
Vogal Conselho de Administração
-
José Lacerda
Vogal Conselho de Administração
-
Ana Jorge
Assessora da Administração
EQUIPA TÉCNICA
-
Paulo Ruão
Director de Enologia
-
Dina Leonardo
Controlo de Qualidade
-
Margarida Martins
Responsável de Viticultura