Depois de inaugurada a nova adega, em 2021, e de abertas as portas ao enoturismo, em Abril de 2022, a duriense Lavradores de Feitoria enceta este ano o programa enoturístico de vindimas, permitindo a aventureiros, curiosos e amantes de vinho ‘deitar mãos à obra’ e conhecer esta actividade milenar, a sua tradição e cultura, assim como visitar o Vale do Douro na altura mais especial do ano. “Um dia nas vindimas da Lavradores de Feitoria” é o mote da experiência que vai acontecer na Quinta do Medronheiro – propriedade com vinha, adega e loja, situada na Estrada Nacional 323, 10, em Sabrosa –, nos dias 29, 30 e 31 de Agosto, altura em que é feita a apanha das uvas dos seis hectares de vinhas que ali se produzem – todas de castas brancas.
O programa tem início às 10h00, com a recepção aos participantes, momento em que lhes é transmitido um pequeno briefing e entregue o kit de vindima (balde, tesoura, t-shirt e chapéu). Seguem para a vinha, que será palco do corte das uvas, durante cerca de uma hora. Às 11h15 é tempo de fazerem visita guiada à adega – percurso durante o qual vão poder provar mosto de uva (pré-vinho) –, linha de enchimento, sala de barricas e garrafeira de estágio. Para as 12h00 está marcada a prova de vinhos “Terroir” (‘Meruge branco’, ‘Vinha do Sobreiro tinto’ e ‘Quinta da Costa das Aguaneiras tinto’), acompanhada com tábua de queijos e enchidos regionais.
O programa tem um valor de €100,00 por pessoa, sendo que só se realiza com um número mínimo de 4 participantes. A inscrição é obrigatória e é feita, com 48 horas de antecedência, para os contactos de Eduardo Ferreira, responsável de enoturismo: winetourism@lavradoresdefeitoria.pt ou 968 667 660.